fbpx

Fruteira: quais alimentos devem ser armazenados dessa forma

O bom armazenamento dos alimentos, bem como das frutas, é importantíssimo para a sua durabilidade e conservação. A dúvida sobre como acomodar da melhor forma esses alimentos vai da fruteira à geladeira. Cada fruta possui características próprias, determinantes para seu armazenamento correto para que preserve as propriedades e sabor por mais tempo.

Tão importante quanto a forma de guardá-las, é a forma correta de lavá-las antes do consumo. Muitas frutas contêm resíduos responsáveis por eliminarem as pragas que estejam prejudicando as plantações. Dessa forma, o primeiro passo é a higienização adequada do alimento a ser consumido.

Antes de guardar as frutas, elas devem ser lavadas, mesmo cujas cascas não serão consumidas, inclusive as de porte grande como jaca, melão e melancia. O melhor a fazer é diluir uma pastilha pequena de cloro, em um litro de água, deixá-las imersas por 15 minutos e não esquecer de enxaguá-las bem para retirar os resíduos do cloro.

No geral, frutas de rápido consumo ficam nas fruteiras, as que estragam rapidamente, na geladeira e as que forem partidas e não forem consumidas por inteiro, devem ser embaladas em papel plástico e levadas à geladeira, preferencialmente nas gavetas devido a temperatura em que elas serão expostas.

A fruteira tem que ficar em local bem arejado para ocorrer circulação de ar e assim garantir a preservação das frutas. A de alumínio deve conter furos para acontecer o mesmo processo de passagem de ar.

Uma dica para prolongar a durabilidade das frutas é comprá-las em menores quantidades e optar pelas que estiverem bem firmes, evitando que estraguem antes do consumo. Maçã, laranja, banana, caqui e abacaxi são exemplos das que podem ficar até uma semana na fruteira. Já a uva, morango e amora devem ser levadas imediatamente à geladeira e consumidas em, no máximo, quatro dias.

 

Deixe seu comentário

2 × cinco =