Nenhuma cotação
Como e quando utilizar o batedor de ovos
- set 27 2018
- 0 Comment
Um dos ingredientes mais versáteis e utilizados na gastronomia é o ovo. Seja ele caipira, vermelho ou branco, você pode usá-lo para fazer sobremesas e massas. O ovo batido é encontrado facilmente em diversas receitas, devido ao fato desse procedimento ser muito importante para incorporar ar dentro da massa, deixando ela com aquele aspecto mais fofinho. Na preparação do chantilly, por exemplo, o batedor de ovos, também conhecido como fouet, é o maior aliado de um cozinheiro.
Em muitos casos, a batedeira elétrica realmente é mais prática. Mas existem algumas situações onde o batedor de mão é mais adequado. Por exemplo, quando a receita pede ovos levemente batidos. Ou quando a receita pede a incorporação dos ingredientes, o que normalmente é feito melhor a mão, pois uma batedeira elétrica pode ser forte demais, trabalhando a massa mais do que o necessário.
Abaixo, listamos algumas ocasiões em que o uso do batedor de ovos é indispensável:
Molhos
Se você pretende preparar misturas leves ou molho para acompanhar suas receitas, o batedor de ovos traz mais cremosidade.
Massas
A massa fofinha de bolos, tortas e alguns pães, pode ser feita por meio do batedor de ovos. Além disso, também pode ser usado para massas de crepes.
Cremes
O utensílio também pode ser usado para fazer diversos cremes, sendo o chantilly e o creme brûlée os mais famosos.
Omeletes
Um dos usos mais comuns do fouet, ou batedor de ovos, é para o preparo de omeletes. Ele faz com que você ganhe muito mais tempo na hora de bater os ovos, além de dar um volume maior ao prato.